Condições básicas de segurança e saúde no trabalho para todos os setores

A segurança no trabalho deverá sempre ser uma prioridade, independentemente do setor de trabalho, da quantidade de colaboradores ou da localização da empresa.

Assim, o empregador deverá garantir medidas de prevenção para todos os que utilizam as suas instalações, incluindo pessoas com mobilidade condicionada. Têm de assegurar ainda instalações sociais e de bem-estar para os seus trabalhadores.

Este é o conjunto de condições básicas que devem ser garantidas:

  • ventilação adequada de todos os espaços do local de trabalho e instalações
  • condições térmicas adequadas às actividades desenvolvidas
  • condições de iluminação ajustadas às tarefas
  • limpeza das instalações e respetiva gestão de resíduos
  • gestão, inspeção e manutenção de equipamentos de trabalho, redes e instalações
  • sistemas de deteção e de segurança contra incêndio
  • meios e equipamentos de primeiros socorros e assistência em caso de acidente
  • gestão e organização da emergência
  • instalações sanitárias, separadas por género, devidamente equipadas
  • locais para guardar vestuário e pertences (vestiários equipados com cacifos), em particular quando a actividade a desenvolver implique a utilização de fardas e de Equipamento de Proteção Individual
  • locais para a realização de refeições
  • Garantir que os trabalhadores têm formação adequada para as tarefas que estão a executar, nomeadamente as tarefas de risco elevado.
  • Ministrar 40h/ano de formação aos seus colaboradores de acordo com o Código do Trabalho

Garantir as condições de trabalho aos seus colaboradores permite uma maior satisfação e produtividade o que se reflete no bem-estar coletivo!

Trabalho Seguro, Melhor Futuro!

Para saber mais sobre como melhorar a sua segurança e a dos seus colaboradores, entre em contato com a Segmaz

234 747 295 ou segmaz@segmaz.pt

Siga-nos em todas as nossas redes sociais.

Website

Facebook

Instagram

LinkedIn

Youtube

 

Partilhar