A segurança no trabalho deverá sempre ser uma prioridade, independentemente do setor de trabalho, da quantidade de colaboradores ou da localização da empresa.
Assim, o empregador deverá garantir medidas de prevenção para todos os que utilizam as suas instalações, incluindo pessoas com mobilidade condicionada. Têm de assegurar ainda instalações sociais e de bem-estar para os seus trabalhadores.
Este é o conjunto de condições básicas que devem ser garantidas:
- ventilação adequada de todos os espaços do local de trabalho e instalações
- condições térmicas adequadas às actividades desenvolvidas
- condições de iluminação ajustadas às tarefas
- limpeza das instalações e respetiva gestão de resíduos
- gestão, inspeção e manutenção de equipamentos de trabalho, redes e instalações
- sistemas de deteção e de segurança contra incêndio
- meios e equipamentos de primeiros socorros e assistência em caso de acidente
- gestão e organização da emergência
- instalações sanitárias, separadas por género, devidamente equipadas
- locais para guardar vestuário e pertences (vestiários equipados com cacifos), em particular quando a actividade a desenvolver implique a utilização de fardas e de Equipamento de Proteção Individual
- locais para a realização de refeições
- Garantir que os trabalhadores têm formação adequada para as tarefas que estão a executar, nomeadamente as tarefas de risco elevado.
- Ministrar 40h/ano de formação aos seus colaboradores de acordo com o Código do Trabalho
Garantir as condições de trabalho aos seus colaboradores permite uma maior satisfação e produtividade o que se reflete no bem-estar coletivo!
Trabalho Seguro, Melhor Futuro!
Para saber mais sobre como melhorar a sua segurança e a dos seus colaboradores, entre em contato com a Segmaz
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